OLHOS D'ÁGUA

Sobre A Mostra de Cinema do Maciço

Descentralizar o acesso ao cinema é eixo fundamental da Mostra Olhos d’água de Cinema do Maciço, realizada entre os dias 12 e 24 de novembro de 2024, em Guaramiranga e em comunidades rurais do Maciço de Baturité, região serrana localizada no interior do Ceará. Gratuita, a programação traz programas temáticos compostos por filmes cearenses, nordestinos e brasileiros, oficinas audiovisuais em parceria com escolas, seminários temáticos, feira agroecológica com produtos da região e lançamento de publicações.

Fruto de uma série de ações realizadas na região nos últimos anos, como laboratórios rurais de práticas audiovisuais, cineclubes, oficinas e exposições, o evento surge com o desejo de contribuir tanto para a difusão de filmes nacionais e para a formação de plateia, quanto para a democratização dos meios audiovisuais enquanto ferramenta de criação por múltiplos sujeitos, territórios, identidades e modos de existência.

A Mostra estabelece o centro de Guaramiranga como polo central para as sessões de exibição de filmes, curtas e longas-metragens, enquanto as demais atividades irradiam e circulam por outros territórios rurais e espaços culturais. Ao todo, serão contemplados três espaços comunitários situados em comunidades rurais do Maciço de Baturité: Oficina da Mata na Comunidade Uirapuru, em Baturité; Ponto de Cultura Memorial Museu Indígena Kanindé, em Aratuba; e Ecomuseu de Pacoti.

Acreditamos que uma mostra de cinema pode ser um espaço para fertilizar encontros entre diferentes saberes, para aprender com as perspectivas do outro, a partir de um deslocamento para a própria realidade em que se vive. A Olhos d’Água é, portanto, pensada em consonância com a história e as experiências desses espaços, atravessadas por processos históricos de invisibilização, mas também por uma mobilização coletiva para a afirmação e o reconhecimento de suas identidades e modos de vida comunitários“, afirmam Ana Paula Vieira e Leonardo Câmara, coordenadores gerais da Mostra.

Mostra Olhos d’água de Cinema do Maciço é uma realização da Oficina da Mata, Andarilha Produções, Mar de Fogueirinha e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Banco do Nordeste. O projeto também conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022), e da Escola Porto Iracema das Artes. Conta ainda com parcerias do Ecomuseu de Pacoti, do Ponto de Cultura Memorial Museu Indígena Kanindé, da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), da Universidade da Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).